terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A gravidez ás 38 semanas :)

Está grávida de 38 semanas – já só faltam 14 dias!
Mãozinhas que estão prontas para agarrar os seus dedos.



O bebé engordou imenso. Pesa agora provavelmente entre 2,7 e 3,4 kg e mede entre 48 e 51 centímetros. Já agarra firmemente, sensação que a mãe não tardará a sentir quando a mãozinha se agarrar finalmente ao seu dedo mindinho! Os órgãos estão totalmente desenvolvidos e nas respectivas posições, mas os pulmões e o cérebro – embora suficientemente desenvolvidos para funcionarem correctamente – continuarão a amadurecer, e continuarão durante a infância.

Tenta imaginar a cor dos olhos do bebé? É possível que não consiga distinguir logo. Se nascer com olhos castanhos, o mais provável é que assim se mantenham. Se à nascença os olhos forem cinzentos ou azuis escuros, poderão manter-se cinzentos ou azuis ou então passar a verdes, castanhos claros ou castanhos escuros quando tiver cerca de 9 meses de idade. Isto acontece porque a íris da criança (a parte colorida do olho) pode adquirir mais pigmento nos meses após o nascimento, mas não fica mais clara nem mais azul. (Os olhos verdes, castanhos claros e castanhos escuros possuem mais pigmento do que os olhos cinzentos ou azuis.)


É mesmo verdade:

Para quem dá à luz pela primeira vez, o trabalho de parto e a expulsão pode demorar cerca de 15 horas, embora varie muito de mulher para mulher.

3 comentários:

  1. Quero saber tudo!!!!
    Por favor conta aqui, q eu nunca mais fui ao forúm...
    ADORO-TE!

    ResponderEliminar
  2. Continuo aqui...à espera...de saber novidades!!!
    Please...

    ResponderEliminar
  3. Bem pela ausência de post's deduzo que a Madalena já nasceu... gostava de saber noticias vossas e se alguma vez precisares de trocar experiências das nossas princesas estarei sempre por aqui!
    Beijo enorme

    ResponderEliminar